quarta-feira, 31 de julho de 2013





Envelhecimento Ativo

O papel das pessoas idosas na sociedade

O papel das pessoas mais velhas nas sociedades tem vindo a ser objeto de inúmeros desafios ajustados a uma maior esperança de vida.

Também tem sido visível a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais idosas, elas próprias agentes de mudança, desenvolvimento e justiça social.

Temos assistido assim a uma nova conceptualização do papel das pessoas idosas na sociedade, ou seja valerá ou não a pena estudar e trabalhar uma vida inteira, progredir, cultivar-se, adotar comportamento saudáveis, ser promotor de desenvolvimento na sociedade o maior tempo possível.

Estar ativo e participativo, ter um envelhecimento de sucesso, ser um cidadão idoso de pleno direito, viver em segurança e com dignidade.

É notória a necessidade de associar o envelhecimento a outras dinâmicas de desenvolvimento económico e social na igualdade de tratamento e numa abordagem intergeracional de inclusão, de género, de prevenção dos abusos e maus tratos ao longo da vida.

Não existe um envelhecimento igual ao outro, diversos fatores influenciam o envelhecimento de cada um, sendo importante ter em conta os fatores biológicos, psicológicos, genéticos e ambientais.

Para que todas as pessoas vivem mais tempo torna-se necessário ao longo da vida manter hábitos saudáveis, promotores de saúde, de qualidade de vida.

Há que formar os vários intervenientes nos processos de cuidados e apoio, de forma a prevenir e acompanhar situações que possam surgir, dadas as implicações de vulnerabilidade nas próprias pessoas, suas famílias e nos prestadores de cuidados.

As pessoas não são, em momento algum objeto de cuidados ou políticas e o envelhecimento não deve ser apenas a passagem da situação de trabalho à situação de reforma.

É neste contexto que os valores e os princípios acompanham todas as fases da vida no ambiente que se reconhece e é reconhecida como pessoas.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Festival do Crato! Este ano não vou! Não porque esteja doente ou no estrangeiro não, nada disso. Não vou porque não vou....Não vou porqu...